6 pontos a pensar no

desenvolvimento de um website

O que deve pensar antes de avançar para o desenvolvimento de um site

A quem se destina

O público alvo do seu site ou da sua marca deve ser identificado e o site deve ir ao encontro das expectativas desse grupo.

O seu posicionamento

Pode vender o mesmo tipo de produto ou serviço mas pode querer só a gama alta do mercado ou querer ser conhecido apenas numa determinada zona.

Importância do site

O site pode servir só de suporte à atividade ou ser a própria atividade. O site pode ser apenas um cartão de visita ou ser o que o distingue da concorrência.

Integração no negócio

O site vai permitir reservas directas? vendas directas? vai integrar a facturação com o site? terá newsletter ou informação sobre o cliente associada ?

Aspectos legais

Pode anunciar o seu tipo de serviço ou produto? Cumpre com as leis relativas à divulgação da informação?

Conteúdo

Tem a informação que pretende colocar no site? Precisa de contratar algum fotografo? Precisa de traduzir textos? A logística está preparada para lidar com clientes internacionais?

Aspectos para o desenvolvimento de um site

Questões mais operacionais do desenvolvimento de um site

Nome do domínio

Já tem um nome pelo qual seja conhecido ou pelo qual as pessoas procurem ? O nome é fácil de transmitir, de fixar e de ser diferenciado ?

Layout pretendido

Conhece outras sites que goste? Tem algum modelo que esteja próximo da imagem pretendida ? A que é que os seus utilizadores estão habituados?

Cores

As cores usadas têm o significado certo? São agradáveis e jogam entre si? Tem alguma palete de cores definida ou que logotipo tem?

Fotografias

As fotografias podem ser a base de todo o site e a sua qualidade e cores influenciam tudo. Ajudam a transmitir confiança.

Videos

Apesar de colocarem algum peso para alguns sites os vídeos são o que permite vender o serviço de forma mais apelativa

Bancos de imagens

O uso de bancos de imagens pode ajudar a tornar o site mais apelativo.

Fontes

Tem fontes que identifiquem a sua marca? As fontes que vai usar são legíveis? Têm contraste? São apelativas?

Alojamento do site

O servidor onde está provoca atrasos no desenvolvimento? Tem vários ambientes ?

Motores de busca

Em que palavras quer ser encontrado? Qual o nível de concorrência? Tem conteúdo relevante e atualizado sobre esses temas?

Textos

O seu texto é legível ? Usa as palavras esperadas? Ajudam a converter ou entender o serviço?

Línguas

Em que línguas precisa do site? Qual a qualidade pretendida das traduções? O texto traduzido tem o significado pretendido?

Loja

Pretende ter loja de produtos ou serviços ? Marcações? Pagamentos online ?

Plataformas para desenvolvimento de websites

WordPress

O WordPress é uma plataforma que permite fazer novos sites rapidamente.

HTML e Bootstrap

Os sites em HTML são rápidos e fáceis de manter.

O desenvolvimento do site pode ser mais lento.

Programados

Os sites mais potentes podem ser programados. Permitem diferenciar-se da concorrência.